terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Seja "deus" no Windows 7

Nesta semana, pipocou na internet uma função escondida pela Microsoft: um "God Mode" (modo Deus) para o Windows. Apesar de sugerir um impacto muito maior, quando ativo o que este modo faz é concentrar, em um local, todos os painéis de configuração do Windows 7.

Quando criado, o "God Mode" traz uma lista corrida com 278 opções organizadas alfabeticamente e agrupadas em seções. Um duplo clique sobre alguma e é disparada a janela de configuração referente ao item.

Ativar o "modo Deus" é simples: abra uma janela do Windows Explorer e clique com o botão direito do mouse. Escolha a opção Nova Pasta e, na hora de nomeá-la, cole o seguinte texto:
GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

Aperte Enter. O ícone será modificado para o mesmo utilizado pelo Painel de Controle e, quando aberto, revelará todas as opções.

É verdade que o modo é um paraíso para qualquer técnico, que não precisará mais recorrer a diferentes menus do Painel de Controle para realizar configurações simples. Todavia, por apresentar todas as opções, inclusive de ferramentas administrativas para formatação e particionamento de disco, pode se tornar um pesadelo para usuários de pouca prática e fuçadores.

E no Windows Vista?
Testamos a configuração no Windows 7 e tudo funcionou perfeitamente, sem falhas. No Windows Vista, é necessário cuidado.

Em nosso teste no Vista de 32 bits conseguimos ativar o modo. Diversas fontes, porém, afirmam que o "GodMode" pode travar a versão de 64 bits do Vista se executado.

De acordo com o blog Gizmodo, no Windows Vista 64-bit, o procedimento deve ser outro: crie um atalho novo (botão direito do mouse > Novo > Atalho) e digite o seguinte no campo:
explorer.exe shell:::{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

O Gizmodo também faz a ressalva de que os sistemas com Vista 64-bits podem travar.

artigo retirado do site Terra e escrito por Rodrigo Martin de Macedo

domingo, 10 de janeiro de 2010

CorelDraw - retornar às configurações de fábrica.


Depois de "customizar" a área de trabalho do Corel diversas vezes, a gente acaba perdendo alguma ferramenta ou então a personalização não fica do nosso agrado.
A solução aí é retornar à configuração que vem do fabricante...depois, se quiser, reconfigurar ao seu estilo.
Para retornar ao 'setup' original basta segurar pressionada a tecla "F8" enquanto inicia o Corel e nas mensagens que virão, clicar em "OK".
Toda a área de trabalho do CorelDraw voltará exatamente como estava na hora da sua instalação!

Diferença entre a sala do seu chefe e a sua.