quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Renomeando pacotes de arquivos...moleza!

Com uma lista de mais de 2 mil arquivos MP3, eu tinha uma missão difícil: numerar estes arquivos em ordem crescente (0001, 0002, 0003, etc). Estava com medo de começar pois parecia uma empreitada suicida, difícil pra caramba.
Resolvi procurar algum software que fizesse isso usando o recurso "batch rename" ou seja, renomear em lotes e achei o Batch File Rename.
É completaço. Faz o que preciso e muito mais!
Batch File Rename Utility é uma pequena, mas extremamente útil ferramenta para renomear inúmeros arquivos de uma só vez. As funções possibilitam você a colocar todas as letras em minúsculo ou maiúsculo (ou somente a primeira letra da palavra inicial), adicionar palavras no começo ou no final do título, numerar os arquivos, e outras opções.
Aqueles mais de 2 mil arquivos MP3, renomeei em poucos segundos e poucos cliques.
O programa tem pouco mais de 2MB e é totalmente FREE!
Experimente baixando aqui!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ar comprimido para limpar PC's e Notebooks


Sandro, no seu e-mail você pergunta como abrir o seu notebook para limpeza...
Existem vários fóruns pela net que ilustram o passo-a-passo, mas eu aconselho você a NÃO fazer isso agora.
Seu note é relativamente novo e, a menos que fique exposto a muita poeira (mas muita mesmo), acho que o ideal seria o uso de um pequeno compressor de ar para limpá-lo.
Aplique ar com pouca pressão no teclado e nas saídas usando um bico fino...ou compre uma lata de ar comprimido (numa loja de aeromodelismo, por exemplo) e aplique como na foto acima.
Abrir o note...só em caso extremo.
Ah, também tem aqueles aspiradores de pó pequenos, para automóveis, que além de aspirar também "sopram" um jato de ar apropriado para esse tipo de limpeza.

Kaspersky: "estar 100% seguro na rede só se for desconectado"


O especialista em segurança na web e fundador de uma das maiores empresas de proteção ao usuário do planeta, Eugene Kaspersky, acredita que estar 100% seguro na rede acontece "somente se o usuário estiver desconectado". De acordo com ele, em entrevista ao Terra, os desafios de segurança continuam os mesmos para o futuro. O que precisa mudar é o modo como o usuário entende o fato de que, cada vez mais, os criminosos on-line têm mais poder na rede.

Hoje, pensar em cibercrimes em redes sociais é ultrapassado. Essa já é uma realidade para quem trabalha na área de proteção ao usuário. "Eles (os cibercriminosos) já usam as redes sociais para coletarem os dados e plantarem links maliciosos. Para eles, esse é um negócio lucrativo", disse o especialista, evidenciando que isso acontece principalmente porque a maior parte dos usuários está nas redes sociais. No Brasil, por exemplo, segundo a recente pesquisa TG.Net do Ibope Media, 79% dos usuários ativos brasileiros fazem parte de alguma rede social.

Kaspersky espera que os usuários consigam olhar para o futuro, entender as ameaças que estão por vir para, no presente, compreender a importância de se educar na web. Segundo o especialista, é preciso trazer a questão da segurança para a formação educacional das pessoa, de modo que a educação do uso da rede e a proteção possam se unir para garantir a integridade do usuário on-line.

"Eu temo que no futuro vejamos mais ataques a grandes empresas, bases militares e governos na procura por segredos. Ainda mais perigosos são os ataques em que as vítimas são sistemas industrias, de transporte e usinas de geração de energia", entre elas, as de energia nuclear, afirma o entrevistado. O Stuxnet, por exemplo, é um vírus que chamou a atenção do mundo cibernético em 2010 ao atacar uma usina nuclear no Irã.

O grande desafio para o futuro continua sendo garantir a segurança do usuário. O meio através do qual este objetivo será alcançado é que muda de acordo Eugene Kaspersky. Atualmente, procura-se trabalhar em conjunto com a polícia para identificar crimes que acontecem na rede. Mas independente disso, serve o conselho básico que não deve mudar nos próximos anos: é preciso ser cauteloso com a publicação de informações de qualquer natureza on-line. "Seja cuidadoso com os dados. Não forneça muitas informações principalmente nas redes sociais e não acreditem em ninguém", aconselhou o especialista. "Confiem somente em nós", brincou o entrevistado.

Fonte: Terra (http://tecnologia.terra.com.br)

sábado, 3 de dezembro de 2011

Ferramentas de Vetorização


Comparando o resultado da vetorização de uma imagem JPEG com 72 dpi usando o Vector Magic Desktop e a ferramenta "TRACE" do CorelDraw 5 notei uma pequena vantagem para o trace do Corel.
Imagem de cima: CorelDraw 5
Imagem de baixo: Vector Magic Desktop
A configuração da vetorização foi mais ou menos a mesma e ainda assim nota-se o vetor do Corel mais detalhado do que o "VM"...muito embora a dupla é muito boa para esse propósito.
Conheça o Vector Magic aqui.