quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Renomeando pacotes de arquivos...moleza!

Com uma lista de mais de 2 mil arquivos MP3, eu tinha uma missão difícil: numerar estes arquivos em ordem crescente (0001, 0002, 0003, etc). Estava com medo de começar pois parecia uma empreitada suicida, difícil pra caramba.
Resolvi procurar algum software que fizesse isso usando o recurso "batch rename" ou seja, renomear em lotes e achei o Batch File Rename.
É completaço. Faz o que preciso e muito mais!
Batch File Rename Utility é uma pequena, mas extremamente útil ferramenta para renomear inúmeros arquivos de uma só vez. As funções possibilitam você a colocar todas as letras em minúsculo ou maiúsculo (ou somente a primeira letra da palavra inicial), adicionar palavras no começo ou no final do título, numerar os arquivos, e outras opções.
Aqueles mais de 2 mil arquivos MP3, renomeei em poucos segundos e poucos cliques.
O programa tem pouco mais de 2MB e é totalmente FREE!
Experimente baixando aqui!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ar comprimido para limpar PC's e Notebooks


Sandro, no seu e-mail você pergunta como abrir o seu notebook para limpeza...
Existem vários fóruns pela net que ilustram o passo-a-passo, mas eu aconselho você a NÃO fazer isso agora.
Seu note é relativamente novo e, a menos que fique exposto a muita poeira (mas muita mesmo), acho que o ideal seria o uso de um pequeno compressor de ar para limpá-lo.
Aplique ar com pouca pressão no teclado e nas saídas usando um bico fino...ou compre uma lata de ar comprimido (numa loja de aeromodelismo, por exemplo) e aplique como na foto acima.
Abrir o note...só em caso extremo.
Ah, também tem aqueles aspiradores de pó pequenos, para automóveis, que além de aspirar também "sopram" um jato de ar apropriado para esse tipo de limpeza.

Kaspersky: "estar 100% seguro na rede só se for desconectado"


O especialista em segurança na web e fundador de uma das maiores empresas de proteção ao usuário do planeta, Eugene Kaspersky, acredita que estar 100% seguro na rede acontece "somente se o usuário estiver desconectado". De acordo com ele, em entrevista ao Terra, os desafios de segurança continuam os mesmos para o futuro. O que precisa mudar é o modo como o usuário entende o fato de que, cada vez mais, os criminosos on-line têm mais poder na rede.

Hoje, pensar em cibercrimes em redes sociais é ultrapassado. Essa já é uma realidade para quem trabalha na área de proteção ao usuário. "Eles (os cibercriminosos) já usam as redes sociais para coletarem os dados e plantarem links maliciosos. Para eles, esse é um negócio lucrativo", disse o especialista, evidenciando que isso acontece principalmente porque a maior parte dos usuários está nas redes sociais. No Brasil, por exemplo, segundo a recente pesquisa TG.Net do Ibope Media, 79% dos usuários ativos brasileiros fazem parte de alguma rede social.

Kaspersky espera que os usuários consigam olhar para o futuro, entender as ameaças que estão por vir para, no presente, compreender a importância de se educar na web. Segundo o especialista, é preciso trazer a questão da segurança para a formação educacional das pessoa, de modo que a educação do uso da rede e a proteção possam se unir para garantir a integridade do usuário on-line.

"Eu temo que no futuro vejamos mais ataques a grandes empresas, bases militares e governos na procura por segredos. Ainda mais perigosos são os ataques em que as vítimas são sistemas industrias, de transporte e usinas de geração de energia", entre elas, as de energia nuclear, afirma o entrevistado. O Stuxnet, por exemplo, é um vírus que chamou a atenção do mundo cibernético em 2010 ao atacar uma usina nuclear no Irã.

O grande desafio para o futuro continua sendo garantir a segurança do usuário. O meio através do qual este objetivo será alcançado é que muda de acordo Eugene Kaspersky. Atualmente, procura-se trabalhar em conjunto com a polícia para identificar crimes que acontecem na rede. Mas independente disso, serve o conselho básico que não deve mudar nos próximos anos: é preciso ser cauteloso com a publicação de informações de qualquer natureza on-line. "Seja cuidadoso com os dados. Não forneça muitas informações principalmente nas redes sociais e não acreditem em ninguém", aconselhou o especialista. "Confiem somente em nós", brincou o entrevistado.

Fonte: Terra (http://tecnologia.terra.com.br)

sábado, 3 de dezembro de 2011

Ferramentas de Vetorização


Comparando o resultado da vetorização de uma imagem JPEG com 72 dpi usando o Vector Magic Desktop e a ferramenta "TRACE" do CorelDraw 5 notei uma pequena vantagem para o trace do Corel.
Imagem de cima: CorelDraw 5
Imagem de baixo: Vector Magic Desktop
A configuração da vetorização foi mais ou menos a mesma e ainda assim nota-se o vetor do Corel mais detalhado do que o "VM"...muito embora a dupla é muito boa para esse propósito.
Conheça o Vector Magic aqui.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Novo logotipo a partir de Nov/2011


Resolvi modificar o meu logo.
Usei as iniciais de "Ronaldo Taveira" nas cores do sistema CMYK (azul, magenta, amarelo e preto).
Em algumas aplicações ele vai aparecer plano, chapado, sem efeitos, com ou sem filete branco.
Em outros casos aparecerá na versão 3D...

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Skype Home - livre-se dessa praga!


Toda vez que você abre o Skype (versão 5.X), junto vem o "Skype Home", não é?
Pois é...uma verdadeira praga! Procurei alguma forma de desativar esse pop-up mas no próprio Skype não há nada.
Busquei na internet alguma informação e só achei o Disable Skype Home.
É um pequeno aplicativo que cessa o carregamento da Home do comunicador instantâneo e agiliza o processamento da sua conexão, conseguindo assim mostrar mais rápido a sua lista de contatos e receber as mensagens pendentes.
Para fazê-lo funcionar, basta instalá-lo no seu computador. Depois que o procedimento é concluído, nem é preciso executar mais nada ou sincronizar dados com o Skype — o programa atua no registro do sistema para bloquear automaticamente a tela inicial do mensageiro.
Enquanto o pessoal do Skype não se tocar e corrigir essa porcaria, baixe o aplicativo aqui.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Escondendo sua conexão dos vizinhos




Respondendo a pergunta da Rita Benites, que quer saber como "esconder" a conexão sem fio para que os vizinhos não a vejam em seus computadores:
Rita, o seu roteador TP-Link pode ser acessado digitando no seu browser (Internet Explorer, Firefox, etc) o número 192.168.1.1 (use a palavra "admin" tanto para usuário como para senha e sem aspas, evidentemente).
Uma vez acessado, do lado esquerdo da página, vá em "Wireless".
Do lado direito você vê alguns boxes como mostra a imagem acima.
Desabilite "Enable SSID Broadcast", deixando a caixinha desmarcada.
Salve e reinicie o roteador (é só acompanhar as janelas que abrem após salvar a página).
Está feito...a SSID, que é a identificação da sua conexão, não vai mais ser colocada no ar para ser vista. Para um vizinho invadir sua conexão, ele terá que saber qual é a SSID além de conhecer sua senha. Este procedimento aumenta consideravelmente a segurança da conexão.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Gravando passo-a-passo um problema no Windows 7


Se você quiser mostrar para alguém um problema que está ocorrendo com um programa, com o Windows, ou simplesmente mostrar cada passo de um determinado trabalho, o próprio sistema operacional WINDOWS 7 fornece a ferramenta para essa empreitada.
Clique no botão INICIAR ou aperte a tecla WINDOWS (aquela do logotipo Windows).
Na busca procure por "Gravar etapas" (para Win 7 em português) ou "Record Step" (para Win 7 em inglês).
Vai aparecer uma janelinha igual a esta que coloquei acima.
É só clicar em "Iniciar Gravação", abrir e executar a tarefa que quer enviar para alguém analisar e, ao final dessa tarefa, clicar em "Parar a Gravação".
Isso vai gerar um arquivo ZIP contendo um documento MHTML que quando extraído, pode ser exibido no Internet Explorer.
É um arquivo leve que pode ser enviado por e-mail ...

terça-feira, 10 de maio de 2011

Alt+Print Screen no Windows 7


Tentei copiar uma tela no Win 7 usando o comando Alt + PrintScreen e não consegui.
A imagem copiada não ia para a área de transferência, nem mesmo usando o comando Fn + Insert. Procurei uma solução e achei essa ferramenta do próprio Windows, a FERRAMENTA DE CAPTURA.
Ela está em Iniciar/Todos os Programas/Acessórios.
Se o seu Windows estiver em inglês, ela chama-se SNIPPING TOOL.
Coloque um icone dela na sua área de trabalho para facilitar o acesso.
É um recurso versátil e fácil do sistema operacional e você encontra mais dicas sobre ela acessando este endereço.

domingo, 17 de abril de 2011

Procurando um Manual de Instruções?


Comprou um aparelho antigo, sem Manual de Instruções? Ou perdeu o Manual?
Ou quer um Manual em português?
Tente nesse endereço: DIPLODOCS
Tem quase tudo aí...separado por fabricante e modelo.

sábado, 2 de abril de 2011

XP não "enxerga" mais o pendrive?


Recebi e-mails do Eduardo e da Lívia, apavorados pois fizeram backup de dados num pendrive e o Windows XP Pro não "enxerga" mais essas mídias.
Antes de tentar qualquer outra coisa eu recomendo que corrijam os drivers USB do seu sistema.
Driver corrompido pode esconder o pendrive.
Isso pode ser feito utilizando o CD de instalação do XP (original) ou através de algum software de atualização de drivers (DriverEasy, por exemplo).
CD de Instalação do XP: dê o boot pelo CD e verá que a uma certa altura aparecerá uma tela perguntando se quer instalar ou reparar o XP.
Siga como se fosse instalar o Windows de novo (não escolha reparar).
Ao chegar na tela do contrato (aquela que você tem que clicar F8), faça isso e então a instalação vai encontrar um Windows já instalado na sua máquina.
Aparece então as opções Instalar de novo / Reparar a instalação atual / sair.
Opte por "Reparar" e deixe o Windows verificar e recarregar quaisquer arquivos com problema.
Siga o processo até o fim e não se preocupe pois não perderá arquivo nenhum. Apenas os arquivos danificados do sistema é que serão substituídos. É aí que os drivers de USB corrompidos serão recuperados e seu pendrive será reconhecido de novo pelo XP.
Usando software de atualização de drivers: recomendo o DriverEasy que é pago (cerca de 30 dólares) mas pode ser usado para avaliação. Nessa versão de avaliação (free) ele só baixa um driver de cada vez, mas na versão completa ele escaneia o computador, relaciona todos os drivers desatualizados e faz o download de todos eles. No final dessa etapa o DriverEasy instala todos os drivers pra você...É mamão com mel! Se os drivers de USB estiverem perdidos ou desatualizados, seguramente este software também pode resolver o problema.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Quadrinho azul com setas nos icones do XP


Fiquei intrigado com uns quadradinhos azuis com setas brancas que apareceram no canto inferior esquerdo dos icones do XP.
Desconfiei no Norton 360 e fui pesquisar...Nâo deu outra! É por causa do Norton Backup.
Alguém escreveu na internet que isso era um sinal indicando que o Norton escaneou aquele arquivo e que estava tudo certo com ele. Mas eu vi que não é bem isso. Na verdade esse sinal azul nos icones indica que o referido arquivo AINDA NÃO FOI SALVO EM BACKUP.
Se você está intrigado com esses sinais nos icones também, veja o texto abaixo:

Sobreposição do status de backup

Permite exibir o status do backup de um arquivo adicionando a sobreposição do status ao ícone do arquivo.

As sobreposições do status que aparecem são:


  • Ícone verde com uma marca de verificação

    Indica que o arquivo foi salvo em backup

    Esse ícone mudará para um ícone azul se você modificar o arquivo.

  • Ícone azul com setas

    Indica que o arquivo não foi salvo em backup

    Esse ícone mudará para verde quando o Norton 360 fizer automaticamente o backup do arquivo durante o tempo de inatividade.

  • Ícone cinza com uma barra

    Indica que o arquivo foi excluído do backup

    O Norton 360 exibe um status de backup desativado em um arquivo quando você exclui o arquivo de qualquer conjunto de backup.

Definitivamente isso não representa nenhum "perigo" com o arquivo ou coisa parecida! É apenas uma forma de lembrar você de fazer (ou não) os seus backups.