sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Eliminando o fundo de imagens para aplicar no Corel

Clique na imagem para ampliar

1 - No Photoshop selecione o elemento da imagem que você pretende levar para o Corel. Neste caso vamos exportar só a flor, eliminando a folhagem em volta. O contorno em magenta mostra o que foi selecionado.


2 - Depois de selecionado o objeto, salve a seleção (viva o Dunga!). Caso você não queira dar um nome à seleção que acaba de fazer, o Photoshop nomeará.


3 - A seleção que você salvou é um canal a mais criado pelo Photoshop. Se a imagem estiver em RGB, a seleção será o quarto canal, como mostra a figura 3. Se estiver em CMYK, ela será o quinto canal. Agora salve a imagem como TIF (jpeg não salva o novo canal).


4 - No CorelDraw, importe o TIF para a página desejada. Dimensione a imagem como precisar e pronto. Ela não tem mais o fundo e pode ser aplicada sobre outros elementos como na figura 4.


5 - Você pode inclusive aplicar efeitos (sombra, por exemplo).


Se for um trabalho para impressão, certifique-se de que o bitmap esteja em CMYK e com 300 dpi.

CorelDraw - dica 3

Ajustando a tonalidade das cores
Trace uma figura qualquer na página do Corel (um quadrado, por exemplo).
Preencha com alguma cor (use o amarelo para testar).
Com este objeto selecionado, segure a tecla "Ctrl" e vá clicando na cor azul da paleta de cores.
Note que a cor do quadrado vai mudando gradativamente do amarelo para o verde a cada clique, ou seja, o azul vai sendo acrescentado aos poucos.
Se você pegar como exemplo a cor laranja e, com o objeto selecionado, ficar clicando no amarelo da paleta de cores, notará que o vermelho que compõe o laranja vai sumindo aos poucos.
Isso é útil para quem busca uma tonalidade mais exata da cor.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

CorelDraw - dica 2

Dando um "Reset" no CorelDraw
Quando o Corel estiver dando aqueles "paus" que ninguém explica, ou mesmo quando você quiser mudar as configurações que fez, uma boa solução é apertar a tecla "F8" e abrir o CorelDraw (com F8 pressionada). O Corel vai inicializar e aparecerá uma janela perguntando se você quer restaurar os padrões de fábrica. Clique "Sim" e o Corel abrirá como estava configurado na instalação.

CorelDraw - dica 1

Clique na imagem para ampliar

Você deu um zoom na área de trabalho do Corel e agora quer mudar o ponto em que está trabalhando. Normalmente você reduziria a imagem, acharia o novo ponto de trabalho e daria o zoom novamente.Experimente (ainda com o zoom) clicar no canto inferior direto, onde as barras de rolagem se juntam.
Coloque o cursor sobre a "lupa" e clique. Aparecerá uma miniatura da página e nela você localiza o novo ponto que quer trabalhar.
Outra maneira de ter este mesmo resultado, é apertar a tecla "N", ainda com o zoom. Com o mouse você aponta para a área desejada da página.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Monitorando temperatura (resposta)


Pergunta: ronco esquisito vindo do gabinete e Windows travando toda hora, pode ser memória?
Olha Cristiano, acho pouco provável. Quando as memórias estão mal encaixadas, geralmente se ouve um "bip" e não ronco. Acredito que seja um dos seus coolers que está gasto e girando abaixo da velocidade necessária e com o eixo vibrando (o que provoca o ronco). Só olhando não dá para ver se um cooler esta abaixo da rotação...é preciso monitorar através de algum programa específico. O fato de travar toda hora pode ser em decorrência do aumento da temperatura do processador motivado pela má refrigeração. Como você diz ter uma placa Asus, indico pra você um programinha chamado AsusProbe II. É gratuito e além da rotação dos coolers, ele também monitora a temperatura da placa-mãe e do processador entre outras funções importantes. Mas é para placas ASUS, ok? Se um dos coolers não estiver funcionando direito, troque. Os coolers para processador são próprios para esse fim, não tente adaptar. Use também pasta térmica...isso faz uma diferença enorme.
Em tempo: experimente trocar sua fonte, mesmo que seja só para teste...

InDesign: Texto em linha irregular (resposta)

Clique na imagem para ampliar

Respondendo ao G. Pauliello: a questão do texto em linha sinuosa (ou mesmo em espiral, circular, etc.) é simples de resolver.

Antes de tudo, trace o "caminho" ou seja, a linha que você quer que o texto siga com a ferramenta "Pen".

Depois com a ferramenta "Type on a Path", você clica na linha-base e começa a digitar o texto.

Ao final, depois de escolher fonte, espaçamento, cor e etc, você pode sumir com a linha-base escolhendo para ela a espessura zero ou nenhuma cor (none).

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Strata: sombra mais suave (resposta)


Clique nas imagens para ampliar

Respondendo ao Alexandre e ao Eric: nos modelos acima eu coloquei na prática aquilo que vocês me questionaram. A sombra tem um aspecto mais suave se vocês renderizarem usando a configuração "Local light good" (no alto) se preferirem. No modo "Raytracing" (embaixo) as sombras têm mais ou menos a mesma intensidade, porém elas são "duras", com as bordas bem definidas.
Quanto a melhor configuração, isso vocês é que devem ver o que melhor se aplica no trabalho que stiverem fazendo.
Dois detalhes:
• Ao usar estas configurações, vocês devem reduzir bem a luz ambiente (ou desativar) e desmarcar o box "Cast shadows". Deixe a iluminação por conta do "Spotlight".
• A renderização em modo "Local light good" é muito mais demorada do que em "Raytracing".

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Criando Disquetes de Boot do Windows XP


Na impossibilidade de usar um CD de boot do XP, a Microsoft disponibiliza um pequeno programa (4MB) para a criação de disquetes de boot.

São necessários 6 disquetes formatados pois a interface de boot é gráfica, o que ocupa um pouco de espaço.

O processo de criação destes disquetes é simples. Basta seguir os passos indicados nas telas inserindo um novo disquete quando solicitado.

Atenção: o link abaixo é para download do software para Windows XP Professional - Português - BR.

Caso o Windows seja inglês ou em outra língua, há uma janela na mesma página onde se pode escolher o idioma correto.


Como abrir o Windows Explorer na pasta desejada


Clique na imagem para vê-la em detalhe
Quando eu abro o Windows Explorer ele sempre vem em C: (ou outra letra qualquer).

Só que minha pasta de "Trabalho" está no drive "E" e então eu preciso clicar em "E", procurar a pasta "Trabalho", dar dois cliques e só então acessar o conteúdo.

Para simplificar esse processo, basta que eu adicione um pequeno parâmetro e assim o Explorer vai direto ao ponto:

1 - procuro o atalho do Windows Explorer;

2 - clico no atalho com o botão direito, em "Propriedades" (Properties) e em "Atalho" (Shortcut),

3 - no campo "Objeto" (Target), no final da linha dou um espaço e acrescento: /n,/e,E:\Trabalho
4 - Clico em "OK" e pronto!

Agora toda vez que eu abrir o Explorer ele já vem na pasta "Trabalho".

Você pode dirigir o Explorer para onde quiser, desde que use o parâmetro corretamente, mesmo que a pasta a ser acessada esteja num drive diferente.
Isso aplica-se também para o Windows 7.

Enviando arquivos gigantes!


Se você tentar enviar um arquivo muito grande - 100MB, por exemplo - via e-mail, certamente em algum ponto da transmissão dos dados vai dar pau! Ou o programa de e-mail não pode ultrapassar um limite para upload, ou o servidor está "em manutenção", etc.

Nessas horas o mais seguro é usar os serviços do YOUSENDIT.

Como funciona: você manda o arquivão para o YouSendit indicando o endereço de e-mail do destinatário. O YouSendit envia ao destinatário um link com um aviso de que tem um arquivo aguardando para ser baixado (este link é válido por 7 dias). Neste prazo, a qualquer hora, o destinatário pode fazer o download. Se você optar pela versão Lite (máximo de 100MB por arquivo e 1GB por mês) o serviço é gratuito!!

Vetorizando imagens


No CorelDRAW a gente acha uma ferramenta chamada "Trace". Ela serve para vetorizar imagens que depois podem ser "mexidas" no próprio Corel, no Illustrator e outros.

Só que nem todos têm um Corel na máquina e nessa hora, vetorizar a imagem fica difícil.

O site "VECTOR MAGIC" faz isso pra você. Basta subir a imagem em jpeg, gif, bmp, png ou tif, escolher o tipo de vetorização (fina, média ou rascunho), escolher se quer salvar a imagem vetorizada em eps, svg, pdf ou png e depois fazer o download...di grátis!!
Na imagem acima, do lado esquerdo temos o original e no direito uma vetorização com qualidade em "high".

Milhares de logotipos vetorizados


Sempre que precisar de logotipos vetorizados para usar com o Adobe Illustrator, CorelDRAW, etc, dê uma olhada neste site.

São milhares de arquivos em AI (Adobe Illustrator) divididos por ordem alfabética e zipados.

Na página há 'previews' para cada logotipo e assim você não corre o risco de baixar uma imagem errada.

Mas não esqueça: estes logos são marcas registradas de seus respectivos proprietários e o uso indevido pode dar bode!!

Office gratuito!


BrOffice.org é o nome oficial do OpenOffice.org no Brasil.

Enquanto o MS Office 2007 Standard está perto de US$ 400, o BrOffice é gratuito pois trata-se de um software de código aberto, ou seja, você pode baixar, mexer no código, distribuir, etc.

Este software pode perfeitamente substituir o Office da Microsoft pois tem ferramentas compatíveis. Por exemplo, se você tem arquivos de Excel, Word, PowerPoint salvos no seu computador, o BrOffice abre todos eles, você edita como quiser e depois salva como BrOffice.

A interface de ambos é semelhante e quem já está familiarizado com o MS Office não vai ter dificuldades em trabalhar no BrOffice.

Eu tenho este software instalado e, embora use pouco, não senti falta do MS Office.

O arquivo para download tem 107,9MB e está disponível para plataformas como Windows, Mac OS, Linux, Solaris.

Sugiro que quem estiver interessado baixe aqui o BrOffice-versão 2.3.1 e experimente antes de desinstalar o MS Office.

O site OpenOffice.org tem informações detalhadas dos requisitos do sistema, download, instalação e todo o suporte necessário.

Mestre Jayme Cortez


Eu e Jayme Cortez estamos no elevador. Entra uma colega de trabalho e Cortez, como de costume, faz uma gozação qualquer com ela (não sei se do cabelo, da roupa...) e, mais que depressa ela responde:

—O que vem de baixo não me atinge!

Cortez, mais rápido ainda, sem mudar a expessão:

—A última que me disse isso teve gêmeos!

Assim era o velho mestre. Em 2008 completa-se 21 anos da morte deste pioneiro dos quadrinhos no Brasil. Com muito humor, sempre empenhado em dividir os seus conhecimentos com os talentos que surgiam, Cortez deixou uma amizade que nunca vou esquecer. Tive o orgulho de fazer com ele muitos trabalhos, especialmente cartazes de cinema dos filmes 'trash', sem dizer que trabalhamos juntos por um bom tempo na Mauricio de Sousa Produções onde ele era diretor de artes. Um ser humano e tanto.
Do Jayme Cortez artista, não ouso falar nada. Deixo que as obras dele falem...

Muita saudade e muito mais admiração.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Qual é o melhor antivirus?


Dizer qual é o melhor antivirus é complicado. Para cada computador pode ter uma resposta diferente. Eu, por exemplo, uso o Bitdefender pois suas ferramentas são suficientes para o meu computador e minhas atividades. Muitos ususários do AVG Free se dizem satisfeitos com o que ele oferece. Tenho amigos que estão com o Kaspersky e não trocam por nada!

Na hora da escolha, além do preço você deve ver até onde vai a proteção do antivirus, como por exemplo a freqüência de atualização, proteção contra espiões, cavalos-de-tróia, bloqueio de sites suspeitos, firewall, anti-spam, etc.

Os antivirus tidos como "bons" são pagos (preços que vão de US$ 20 até US$ 70) mas estes mesmos fabricantes - alguns, pelo menos - oferecem uma versão gratuita porém mais "light" do seu antivirus. Resta saber se para a sua forma de usar o computador ele é suficiente.

Para facilitar na pesquisa consulte o link abaixo para ver um comparativo detalhado entre as "feras" dos antivirus. Ali foi analisado de tudo: atualizações, preço, tempo de resposta (o tempo que o programa demora para emitir alertas e bloquear uma ameaça), facilidade de uso e muito mais.

Ô coisinha mais feia!!!


Caramba! O cara deve ter levado a maior grana para criar/finalizar o logotipo das Olimpíadas de Londres-2012...E deu nisso aí! A gente pode ter crises de epilepsia se olhar muito tempo pro logotipo!
Um monte de cacos formando um "2012"...
E as cores, hein?! Magenta 100% sobre fundo cyan 100%!
Ainda bem que o "designer" teve o bom senso de separar as cores com um branquinho, né? Senão ia ter corrida ao oculista!
Esse é o tipo de criação que intriga: será que foi de um argentino querendo vingar as Malvinas??
Ou daquele sobrinho caolho da Margareth Tatcher?
Isso desmoraliza a categoria!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Visualizador de imagens excelente! E grátis!


Antigamente o visualizador de imagens ACDSee era o bicho. Depois começou a querer fazer muito mais do que mostrar imagens...quis virar um Photoshop! Ficou grandão, lento e 90% desnecessário.

Descobri então o FASTSTONE IMAGE VIEWER.

Ô bichinho bão, sô! Além da visualização de imagens de várias extensões (gif, tif, jpeg, png, etc) ele traz algumas ferramentas que, ao contrário do ACDSee, são muito úteis e bem leves.

Você organiza fotos, tira o famigerado "olho vermelho" das fotos caseiras, rotaciona, compara imagens, renomeia trocentas de uma vez, enfim, para quem tem muitas fotos arquivadas no computador ele é o que há!

O melhor mesmo é que ele é free! Tem menos de 5MB e pode ser baixado aqui.

Outlook Express muito lento


Clique na imagem para ver com detalhes


Como sou adepto do "as vezes menos é mais", uso o Outlook Express no lugar do MS Outlook.

Sempre me dei bem com ele mas dias atrás ele estava lerdo, demorando muito para abrir.

Fucei muito até descobrir que o problema estava na coluna (a esquerda) "Contatos".

Além dessa coluna pouco servir no dia-a-dia, é um peso e tanto para o OE carregar...e tem o Address Book para essa função. Daí fiz o seguinte:

1 - Abri o OE e no menu "View";

2 - selecionei "Layout...";

3 - Desmarquei a caixa "Contacts";

4 - "Ok" ...e foi só!


Agora o Outlook Express abre num cisco!!

Icones desapareceram? Fica frio...!


Por coincidência duas pessoas me mandam e-mails falando do mesmo problema no XP Pro: os icones da bandeja (systray) ao lado do relógio sumiram!

Solução:

1 - Botão Iniciar (Start);

2 - Entre em "My Network Places" (Meus locais de Rede);

3 - Na janela da esquerda "Network Tasks" (Tarefas de Rede), clique em"Hide icons for networked UPnP devices" (Ocultar icones UPnP de dispositivos da Rede).

4 - Reinicie o XP...seus icones devem todos voltar para o Systray e você pode então configurá-los como"ocultos", "sempre visível", "ocultar quando inativo", etc.

Por falar em painel, outdoor...


Nem falo nada...

Cidade Limpa...bolso também!


Depois de aprovada e entrar em vigor, a leiº 14.223, de 26 de Setembro de 2006, também conhecida como "Cidade Limpa", deixou muito profissional na mão.

Quem tinha uma empresa de confecção e instalação de painéis, backlights, faixas, outdoor...dançou! Ou adaptou seu equipamento para outros fins ou fechou as portas.

Nós que trabalhamos com a criação e arte desse tipo de publicidade, sentimos na pele os efeitos da lei: sumiram os clientes e diminuiu drásticamente os pedidos de arte para outdoor, etc.

Isso também é culpa da desinformação pois, ao contrário do que muitos pensam, estes meios de propaganda não foram proibidos mas sim regulamentados.

Antes da lei todo mundo podia fazer a sua propaganda sem nenhum critério e isso quase sempre acabava em poluição visual, já que todos queriam que a sua fachada, outdoor, placa ou painel aparecesse mais que a do vizinho. Claro que assim o visual da cidade virou zona!

Depois da lei, foram definidos critérios, padrões que o artista e o anunciante devem obedecer.

Claro que dificultou muito o lado de quem vive disso, mas é aí que entra a criatividade das agências, dos estúdios de arte e dos anunciantes...Encontrar meios alternativos, que se enquadrem na lei para não deixar de anunciar e aparecer. Afinal A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO!!

Quem quiser obter o texto da lei, com o que pode ou não ser feito, pode me mandar um e-mail com o assunto (Subject) "LEI DA COMUNICAÇÃO". Eu envio um arquivo Word/63,5Kb com o texto na íntegra.



Gertudis: efeito de pintura

Clique na imagem acima para vê-la em detalhe.
Este aplicativo transforma fotos em ilustração, pintura, rascunho, etc.


Tem várias configurações de pincel, crayon, espessura de traço, densidade, além de boa variedade de estilos.


Tem muito mais recursos que o Artistic-Paint Daubs, que vem no Photoshop.


No site do fabricante tem uma galeria de imagens e também oferece um download do Gertrudis para avaliação (trial).

CODEC: o que é isso?


Executar vídeos em DivX em um computador ou em um vídeo player (como aparelhos de DVD) é preciso um codec DivX. O que é codec? É a abreviação de "COder/DECoder", um tipo de software responsável por interpretar um formato de vídeo ou áudio e exibí-los em um programa apropriado.

As vezes seu som não funfa direito, ou o vídeo tá esquisitão...você atualiza drivers e...nada!

É bom ter em mãos codecs atualizados e quase sempre isso resolve.

Para quem tem XP, aqui vai uma dica de um bom pacote de codecs específicos e atuais, mas eu recomendo que só instale aquele(s) que esteja(m) com problemas.


K-Lite Codec Pack é uma coleção completa de codecs e ferramentas relacionadas para você assistir e ouvir todos os seus filmes, vídeos e músicas no computador.

Fãs do CorelDRAW...




Com uma versão trial instalada, notei que o Corel X4 não traz muita coisa nova em comparação com o X3.


Nota-se uma instalação mais rápida, sem muitas janelas e carregando menos arquivos.


Sua interface é bem parecida com a anterior mas com alguns recursos que permitem uma personalização maior.


Depois de instalado, vá no menu "Help", busque por "Highlight What's New". Isso permite que você compare as funções novas em relação ao corel 13, 12, 11, etc.


Parece que o Camaleão do X3 não emplacou!! Voltaram com o tradicional Balão das primeiras versões!
Versão TRIAL (gratuita) para você testar: download

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Halo


Cada uma que temos que agüentar!!


Este texto foi tirado na íntegra do blog "Sexo, Drogas e Rock 'n' roll (de Portugal):


"Quarta-feira, Janeiro 10, 2007

Crónica X-FILES - Brasil

O brazil é realmente rico em recursos naturais.Para além de ter a Amazónia, intitulada como o pulmão do Mundo, têm também futebol, praias, mato-grosso, putas (brasileiras né) droga com fartura, favelas e os seus simpáticos habitantes, crime, corrupção e um presidente que se encharca mais que o george best e o vilarinho juntos.Para além desta merda toda, o "país irmão" tem com cada cabrão do conto do vigário e com cada paneleiro que nem sei se dá pa rir á parva ou coçar a cabeça, soltar um traque e dizer foda-se... andámos a educar estes indigenas para esta merda??!Não tenho nada contra estes cabrões pois não se pode generalizar e por em causa um povo por meia duzia de esquizófrénicos, mas simplesmente detesto que nós tugas, sejamos alvo de troça e de piadas fáceis (as famosa piada de Português - ler com sotaque cara) e que estejamos sempre a ser gozados por este país latino que nós ajudamos a educar!!! Se ainda á quem pense que a tvi e a sic só dão merda, metam no canal record e comprovem... mas não vejam mais de 5 minutos senão correm o risco de ter de ir a correr para a casa de banho cortar os pulsos."


Da minha parte, como brasileiro, concordo com quase tudo...só lamento a expulsão do holandeses pelos colonos portugueses e ingleses em 1.654!! Que herança, hein ó pá?!

Para quem curte software 3D


Um bom software para 3D é o Blender (tinha até uma oficina com este software no CAMPUS PARTY - SÃO PAULO).

As grandes vantagens dele são: ser gratuito (código aberto ou open source) e pequeno (10mb).

Dê uma olhada na página do fabricante e se houver interesse pode baixar (para Windows e outras plataformas) neste link: http://www.blender.org/download/get-blender/.

Na galeria do site tem alguns trabalhos excelentes feitos com o Blender

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Usuários do XP!!!


Tá chegando nesta primeira metade de 2008 o Service Pack 3 do XP Pro e Home.

Aliás, já está disponivel a versão RC1 (Release Candidate), ou seja, uma versão beta do pacotão de atualizações.

Se quiser informações sobre o pacote, clique aqui.

Você pode baixar em alguns sites a versão RC1 gratuitamente, mas eu sugiro aguardar a versão final que já deve estar na boca do forno.

Brincando com líquidos








Um dos recursos de textura que o Strata oferece são os líquidos.



Aí vale a pena testar luzes e reflexos...

Criação e arte usando o STRATA 3D CX