Depois de aprovada e entrar em vigor, a leiº 14.223, de 26 de Setembro de 2006, também conhecida como "Cidade Limpa", deixou muito profissional na mão.
Quem tinha uma empresa de confecção e instalação de painéis, backlights, faixas, outdoor...dançou! Ou adaptou seu equipamento para outros fins ou fechou as portas.
Nós que trabalhamos com a criação e arte desse tipo de publicidade, sentimos na pele os efeitos da lei: sumiram os clientes e diminuiu drásticamente os pedidos de arte para outdoor, etc.
Isso também é culpa da desinformação pois, ao contrário do que muitos pensam, estes meios de propaganda não foram proibidos mas sim regulamentados.
Antes da lei todo mundo podia fazer a sua propaganda sem nenhum critério e isso quase sempre acabava em poluição visual, já que todos queriam que a sua fachada, outdoor, placa ou painel aparecesse mais que a do vizinho. Claro que assim o visual da cidade virou zona!
Depois da lei, foram definidos critérios, padrões que o artista e o anunciante devem obedecer.
Claro que dificultou muito o lado de quem vive disso, mas é aí que entra a criatividade das agências, dos estúdios de arte e dos anunciantes...Encontrar meios alternativos, que se enquadrem na lei para não deixar de anunciar e aparecer. Afinal A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO!!
Quem quiser obter o texto da lei, com o que pode ou não ser feito, pode me mandar um e-mail com o assunto (Subject) "LEI DA COMUNICAÇÃO". Eu envio um arquivo Word/63,5Kb com o texto na íntegra.
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