quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Interrogação (?) no teclado ABNT

Marinho Cavalcanti, de Fortaleza - CE, fez uma pergunta que muitos gostariam de fazer, especialmente quando estão acostumados com teclados ABNT2 e de repente ficam na frente de um ABNT: onde encontrar a tecla correspondente ao sinal de interrogação?
Nos ABNT, ao lado do SHIFT direito tem uma tecla com dois sinais: /e?, porém quando acionada ela dá : e ;
Já o sinal de interrogação vem da combinação das teclas "ALT" (a direita da barra de espaço) + "W".
Deu certo aí, Marinho?????????????????????????????????????????????????????????????????

45 comentários:

  1. Muito obrigado eu estava com essa dúvida agora todo está assim??????????????????????

    ResponderExcluir
  2. Agora você pode fazer perguntas a vontade...
    Pelo menos já tem a interrogação no fim da frase!

    ResponderExcluir
  3. Sim, mas como configurar para teclar normalmente na bendita tecla e sair o sinal de interrogação sem fazer uso de atalhos ?

    ResponderExcluir
  4. Para não depender de atalhos, você tem que mudar o idioma do seu teclado no Painel de Controle - Região e Idioma - Aba Teclado e Idiomas - alterar teclados - Escolher teclado inglês (EUA - Internacional)

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela dica, fiquei um tempão procurando a interrogação no meu teclado.
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  6. velho eu penei pra conseguir, nunca imaginaria que seria W + alt, nuncaaa, valeu ae

    ResponderExcluir
  7. me salvou! mto obrigada! acabou a irritação!

    ResponderExcluir
  8. como encontro as teclas " maior que" e "menor que" no teclado abnt.
    Obrigada
    enviar resposta para: cris_silvareis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Valeu Ronaldo, funcionou perfeitamente aqui. Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. valeu funcionou ja ia comprar um outro teclado.obrigada!

    ResponderExcluir
  11. jah fiz aregra de teclar ALT+w num deu em nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente trocar o idioma do seu teclado.
      Painel de Controle / Região e Idioma / Teclado e Idiomas / Alterar Teclado / Geral

      Mude o idioma até que a tecla "Interrogação" ou o atalho "Alt+W" funcione.

      Excluir
  12. meu teclado não está funcionando a letra d . Tem algum atalho §?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso já parece ser defeito do teclado.
      Se tiver algum conhecimento, procure desmontar o teclado, tire a manta de borracha que há sobre os contatos das teclas e veja se tem alguma sujeira impedindo o contato da tecla D.

      Excluir
    2. estava com este mesmo problema,,,sem achar ??????,,mas graças a vc conseguir,,muiiiitoo obrigada,,abraços,beth sorrah

      Excluir
    3. Verdade, tao simples neh? existe o alt do lado esquerdo, mas é o do direito que tem alt gr, valeu mesmo

      Excluir
  13. Obrigada !!! Valeu !!!

    ResponderExcluir
  14. Cara já ia jogar meu cpu fora. Valeu.

    ResponderExcluir
  15. vlwwwwwwwwww mesmo, deu mais q certo! perfeito!

    ResponderExcluir
  16. Olá Ronaldo, valeu! Estava a procurar a bendita interrogação e não a encontrava...Agradeço

    ResponderExcluir
  17. obrigaduuuuuu.....3 anos com o not e aprendi hoje.......brigadu......

    ResponderExcluir
  18. Inacreditável que era tão simples. Tenho um notebook há uns 5 anos e nunca tinha conseguido. Ache que não era possível. Quando tinha que usar interrogação, ou abria o teclado virtual ou mudava a frase para usar reticencias. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora tá faltando uma coisa: como faz pra aparecer o "|" ? E outra coisa - não tem como configurar outra tecla de atalho pro interrogação, ao invés de ALT + W?

      Excluir
  19. Cara, me salvou tb! Fiquei 2 semanas copiando e colando pontos de interrogação por ai. hhehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tb ficava copiando interrogação... imagina quando tinha que enviar email... procurava onde tinha interrogação pra colar... uma nhaca!!!

      Excluir
  20. Caraca, essa do ponto de interrogação fiquei horas tentando descobrir, tava frustrado!!! Valeu!!! E aproveitando, ALT + Q = / (barra invertida, que tb não estava achando, que sufoco!!!!!!) GRRRRRRRR

    ResponderExcluir
  21. Procurei em vários lugares na net, aqui foi o único lugar que achei a resposta! Teve dias que cheguei a pensar em vender o teclado, e olha que é um teclado Razer que custou mais de 200,00!

    ResponderExcluir
  22. No meu Samsung tive de clicar na tecla direita Alt Gr + W.
    A tecla Alt da esquerda+ W não funcionou.
    Então, depois de ler este blog aí eu prestei atenção que havia um pontinho de interrogação na tecla do W, que eu não havia percebido antes....duhhhhhhhh.
    Muíssimo obrigada, Feliz Natal e um Próspero Ano Nôvo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Kamaleoah"...Tudo de bom pra você também!
      Fico contente em poder ajudar, mesmo que seja com um simples "?"...

      Excluir
  23. Pessoal, comprei um notebook LENOVO G845 e de uma hora-pra-outra o teclado fica desconfigurado. Teclo "W" e sai "?" teclo "D" e não sai nada. já mudei idioma fiz o que pude e esse erro persiste. DETALHE: quando vou para o usuario administrador e volo pra meu usuário normal, o teclado volta ao normal. depois de um tempo navegand, ele dá o "pirapaque" novamente. alguem saberia ou já passou por isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, qual o Sistema Operacional que você usa?
      Seu teclado está como ABNT ou ABNT2?
      O idioma é Inglês ou inglês dos EUA?

      Excluir
  24. Obrigada, Ronaldo!!! Passei horas procurando esse bendito "?"! So agora comecei a usar português num teclado desse e já aprendi a configurar idioma e tal... A dúvida agora é: você recomenda o ABNT ou o ABNT2? Ou melhor, qual é a diferença?
    Obrigada novamente e um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Heloisa!
      Sobre ABNT e ABNT2: São os dois modelos de teclado usados no Brasil. Ambos seguem o padrão QWERTY e apresentam a tecla “ç”. A única diferença entre eles é que o teclado ABNT2 apresenta uma tecla a mais: a Alt Gr. Ela fica à direita da barra de espaço e permite digitar os símbolos adicionais que aparecem no canto inferior direito de algumas teclas (os símbolos ”º” e “ª” são bons exemplos). Para inserir estes símbolos em um texto, basta pressionar a tecla Atl Gr juntamente com a tecla em que o símbolo se encontra.
      Abração pra você também!

      Excluir
  25. Olá, Ronaldo! Eu uso um teclado americano. Sempre quando eu queria digitar o ponto de interrogação, tinha de usar as teclas ALT(ao lado direito do espaço) + w. Para digitar o cedilha era só utilizar a tecla ao lado do enter (em cima do shift direito) e para utilizar o acento til era só pressionar a tecla ao lado direito do L. Entretanto meu teclado simplesmente desconfigurou e to a vários dias tentando restaurar e nada... qual abnt ou idioma de teclado você recomenda que eu use?

    Atualmente se eu usar alt + w sai: å.
    Pra eu usar o ç tenho q apertar ('' e ') + c.
    Pro interrogação tem que usar o shift + (? e /).
    Pra usar o til tenho que apertar a shift + (a tecla a baixo do ESC).
    Pra usar o chapeuzinho(^) tenho que usar shift + 6.

    Fico no aguardo da resposta.
    Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, copie o link abaixo e cole na barra de endereços do seu navegador seguido de "enter"...Veja se a imagem te ajuda.

      https://a2-images.myspacecdn.com/images04/5/d81b45b514694bacbe3a858f361a9149/full.jpg

      Excluir
    2. Valeu Ronaldo! Me ajudou muito.

      Excluir
  26. Vc é um gênio. Meses procurando o ? e nada! Valeu!

    ResponderExcluir
  27. Ola o meu pc é da marca evolute mas a tecla de interrogação e o atalho não funcionam, quando tento usa- lá aparece aspas (").Será que tem algum outro jeito para que eu possa usa- ló, se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  28. Olá, Zenaide. isso pode ter várias causas, mas a solução mais comum é alterar a configuração do teclado de ABNT para ABNT2 ou vice-versa. Faça o seguinte:
    Botão Iniciar / Painel de Controle / Região e Idioma / Teclado e Idiomas / Alterar Teclados. Coloque o padrão "Brasileiro" ABNT ou ABNT2...dê "OK" e reinicie o computador. Se não der certo na primeira tentativa, mude a configuração e repita o processo novamente. Boa sorte!

    ResponderExcluir