segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Windows 10 não lê CD / DVD?

Ao colocar um cd/dvd com dados no seu notebook com Windows 10 ele não encontra o drive/leitor ou diz que o disco está vazio.
Pode ser uma questão simples, de atualização do driver do leitor.
Tente aplicar uma das duas soluções abaixo:

Para reinstalar o driver, siga estas etapas:


  1. Pressione a tecla do logotipo do Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar.
  2. Digite devmgmt.msc na caixa de diálogo Executar e pressione Enter. Caso uma senha de administrador ou uma confirmação seja solicitada, digite a senha ou clique em Permitir
  3. No Gerenciador de Dispositivos, expanda Unidades de DVD/CD-ROM, clique com o botão direito do mouse nos dispositivos de CD e de DVD e em Desinstalar.
  4. Quando for solicitado a confirmar se deseja remover o dispositivo, clique em OK.
  5. Reinicie o computador.

Depois que o computador for reiniciado, os drivers serão instalados automaticamente. 

Se o problema não estiver solucionado, tente esta resolução


Para criar a sub-chave do Registro, siga estas etapas:
  1. Pressione a tecla do logotipo do Windows + R para abrir a caixa Executar.
  2. Digite regedit na caixa Executar e pressione Enter. Caso uma senha de administrador ou uma confirmação seja solicitada, digite a senha ou clique em Permitir
  3. No painel de navegação, localize a seguinte subchave do Registro:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\atapi

4. Clique com o botão direito do mouse em atapi, aponte para Novo e clique em Chave.
5. Digite Controller0 e pressione Enter.
6. Clique com o botão direito do mouse em Controller0, aponte para Novo e depois clique em Valor DWORD (32 bits).
7. Digite EnumDevice1 e pressione Enter.
8. Clique com o botão direito do mouse em EnumDevice1 e clique em Modificar....
9. Digite 1 na caixa Dados do valor e clique em OK.
10. Saia do Editor do Registro. 
11. Reinicie o computador. 

Fonte: Microsoft Community

6 comentários:

  1. Amigo, eu já tava dando socos no notebook tentando acessar meus arquivos num DVD e não conseguia.
    A primeira solução resolveu tudo!
    Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Valeu mano! Salvou a minha vida! Acredito que a origem do bug é no excesso de partições (acredito que seja o meu caso). Só um palpite. O segundo procedimento que você listou que possibilitou que o Driver lesse TODOS OS DISCOS que eu insiro.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. A felicidade do pobre durou pouco. Eu usei Um disco e o Bug voltou. :(

    ResponderExcluir
  4. No meu caso era conflito do Driver de CD-ROM com o as entradas SATA 3 do Chipset Z87X. A minha placa mãe tem estas entradas deste chipset e outras do Marvell. Nas portas Marvell o driver de CD-ROM remonta os CDS. Na porta do Chipset z87X meu computador apenas lia o primeiro CD/DVD. Agora está funcionando corretamente.

    ResponderExcluir